top of page
Foto do escritorRedação

AICS investe mais de um milhão de euro para o projecto de protecção ambiental


Fonte: AIM
A Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) vai investir 1.400.000 euros num projecto de protecção ambiental, a ser implementado durante os próximos três anos, nos distritos municipais de Matola e KaNyaca, no sul de Moçambique.

Designado “Mangaction”, o projecto vai ser implementado pelo Instituto Cooperação Económica Internacional (ICI), em parceria com a We World GVC; a União Internacional para a Conservação da Natureza ( IUCN-sigla inglesa); NATURA; Associação para Desenvolvimento Sustentável (ABIODES) e pela Associação dos Operadores Turísticos de KaNyaca (AOTUKA).

Encontro de apresentação do projecto em casa da Rainha local, dia 29.06
A coordenadora do programa ambiental da ICEI e líder do “Mangaction”, Federica Ferrari, explicou à AIM que se trata de um projecto destinado à preservação e valorização do património ambiental para um desenvolvimento sustentável e resiliente na baía de Maputo.

Referiu ainda que com a implementação do projecto espera-se alcançar resultados em três dimensões, nomeadamente melhorar as condições sócio-económicas das comunidades locais, através da promoção da equidade social e do empoderamento das mulheres e do desenvolvimento de actividades geradoras de rendimentos sustentáveis do ponto de vista ambiental e económico que sejam alternativas à exploração dos mangais.

Em segundo lugar, acrescenta, “esperamos igualmente envolver as comunidades locais na preservação e valorização do seu património natural (ecossistemas costeiros) e cultural, contribuindo para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas e para o desenvolvimento local sustentável’’.

Como resultado 'três' da implementação do projecto, espera-se que os actores envolvidos na gestão dos ecossistemas marinhos costeiros da baía de Maputo tenham meios e conhecimentos para uma gestão ambiental sustentável do território.
49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page