top of page
Foto do escritorRedação

Bacia do rio save em risco de inundações

A bacia hidrográfica do rio Save, na província de Inhambane, regista um incremento significativo do volume de escoamento na estação hidrométrica da Vila Franca do Save, fazendo soar o alerta de inundações.
De acordo com o comunicado da Administração Regional de Águas do Sul (ARA-SUL) enviado à redacção, o alerta surge na sequência das chuvas intensas registadas nas últimas 48 horas, no território nacional.
“Face a esta situação, aliada às chuvas que ocorrem localmente, nas próximas horas, prevê-se continuação da subida do nível de água nesta estação, podendo se ultrapassar 7.00 metros”, lê-se no comunicado.
Como consequência, acrescenta o documento, nas próximas 24 horas, antevê-se o registo de inundações moderadas a altas sendo que afectar mais de 10 bairros do distrito de Govuro, nomeadamente bairros de Matasse, Mussanga, Matique, Josina Machel, Musssassa, Jenga, Mataula, Mukumbuge e Mananga.
Já na província de Sofala, preve0se que o fenómeno possa afectar a sede do distrito de Machanga. A ARA-Sul, IP, através da Divisão de Gestão da Bacia do Save, apela para o abandono imediato das zonas propensas às inundações, retirada de bens e equipamentos para zonas seguras e evitar a travessia do leito do rio Save.
Recomenda-se igualmente, o acompanhamento da informação hidrológica disseminada pelas entidades competentes.

Alfredo Armando,

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page