top of page
Foto do escritorRedação

MCC aprova novo compacto de 500 milhões de dólares para Moçambique




O Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) aprovou ontem (28), em Washington, um programa de 500 milhões de dólares para o Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.

Citada em comunicado, a directora executiva da MCC, Alice Albright, disse que aprovação do programa de Moçambique pelo Conselho de Administração reafirma o compromisso da MCC de enfrentar directamente as restrições ao crescimento económico através de soluções inovadoras.

“Em Moçambique, estamos a implementar o pacto mais avançado da MCC em termos de clima – uma combinação de infra-estruturas de transporte resilientes, oportunidades de economia verde e azul e reformas políticas e institucionais para permitir um crescimento mais eficaz e a longo prazo”, acrescentou.

Este é o segundo compacto da MCC com o governo moçambicano.

Através deste programa, a MCC procura melhorar a conectividade dos transportes nas zonas rurais, incentivar a agricultura comercial através de reformas políticas e fiscais e melhorar os meios de subsistência costeiros através de iniciativas de resiliência climática.

O anterior Compacto de Moçambique, no valor de 506,9 milhões de dólares, concluído em 2013, investiu em água e saneamento, posse da terra, transportes e agricultura.

Durante a reunião, o Conselho de Administração também recebeu uma actualização sobre a carteira global da MCC e tomou conhecimento do próximo lançamento da campanha para celebrar o 20º aniversário da MCC.

A Corporação Desafio do Milénio é uma agência de desenvolvimento independente do governo dos EUA que trabalha para reduzir a pobreza global através do crescimento económico.

Criada em 2004, a MCC concede subvenções limitadas no tempo que combinam investimentos em infra-estruturas com reformas políticas e institucionais a países que cumprem normas rigorosas de boa governação, combate à corrupção e respeito pelos direitos democráticos.
22 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page