top of page
Foto do escritorRedação

XVIII edição CASP: governo insta empresariado nacional a abraçar industrialização para crescimento d


O governo moçambicano desafia o sector empresarial a abraçar a industrialização como garante do crescimento da economia nacional e vector de internacionalização, qualidade e de aproveitamento do acesso do mercado.

Segundo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, é com o investimento das empresas que, de uma forma resiliente, se garante o crescimento da economia, para a redução de desequilíbrios resultantes de factores externos, e se responde aos desafios internos, provocados por desastres naturais cíclicos.

O Ministro falava no encerramento da Décima Oitava Conferência Anual do Sector Privado de 2023 (CASP).

Moreno reconheceu as inúmeras dificuldades no sector da indústria, desafiando, deste modo, a que os empresários envidem esforços na diversificação dos produtos.

“O contexto actual da indústria transformadora nacional oferece-nos bastantes desafios, oportunidades, mas também constrangimentos, caracterizado pelo contexto global e nacional, num momento em que Moçambique é membro parte do maior mercado do mundo [Zona do Comércio Livre Africana], o que, mais do que nunca, obriga a diversificação da produção, a substituição das importações e o fomento das exportações para melhorar a balança comercial”, defendeu

O governante acrescentou, ainda, que, “para atingirmos o desiderato do crescimento e diversificação da nossa economia, a melhoria dos níveis de emprego e, consequentemente, do bem-estar social dos cidadãos, é fundamental a transformação, a inovação e a sustentabilidade da indústria nacional para permitir que a economia moçambicana passe para uma economia média alta”.

Segundo Moreno, o governo está a trabalhar na implementação do ajustamento do quadro normativo que regula a economia, corrigindo os desequilíbrios e assimetrias para que o Sector Privado, como motor da economia, contribua para o desenvolvimento sustentável do país.

Trata-se de reformas para a melhoria do ambiente de negócios que devem evoluir de forma a estimular o aumento da produção industrial, através da criação de infra-estruturas básicas para o estabelecimento de novas indústrias (micro, pequenas, médias e grandes empresas).

O governo está também a trabalhar na implementação do “Programa Nacional Industrializar Moçambique – (PRONAI)”, para revitalização da indústria nacional, realizando acções como a assinatura de memorandos e acordos de princípios para a implementação de projectos de investimentos.

A Conferência Anual do Sector Privado decorreu de 21 a 23 de Junho, na capital moçambicana, Maputo, sob o lema: “Transformação, Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade Industrial”.
26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page